A Integração do acervo físico e digital: importância e vantagens

O advento das Bibliotecas Virtuais nos últimos anos não apenas revolucionou a relação entre leitores e seus estudos, mas também permitiu que as IES – no mundo inteiro – revissem suas estratégias, modelos e métodos de ensino. E um dos principais desafios dessa transformação é justamente conseguir integrar o acervo físico e digital de uma forma eficiente, dinâmica e produtiva.

Afinal, a biblioteca digital não surge nesta era como uma substituta definitiva das bibliotecas físicas. Pelo contrário! Ela agrega novos valores, proporciona uma nova dinâmica e otimiza o acesso ao conhecimento.

Por isso, a integração do acervo físico e digital é tão importante dentro das IES e, sem dúvidas, amplifica ainda mais a gama de opções oferecidas dentro da instituição. 

Quer saber mais sobre o assunto e conferir as vantagens dessa estratégia? Então, boa leitura!

Por que integrar o acervo físico e digital da biblioteca de sua IES?

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, mais de 25% dos entrevistados alegaram recorrer às bibliotecas públicas e de IES para pesquisas, estudos e leituras. 

Esse número reflete o importante papel dessas instituições no hábito de ler de muitos brasileiros, sejam eles estudantes, profissionais, pesquisadores ou simplesmente pessoas em busca de novos conhecimentos.

Por outro lado, as bibliotecas físicas naturalmente impõem determinados “dificultadores” aos seus usuários, como horários definidos, necessidade de comparecimento, disponibilidade de obras, sem contar que muitas instituições não detêm de ferramentas avançadas de pesquisas no acervo.

E são exatamente esses pontos que a biblioteca digital permite suprir nas IES, além de ampliar e otimizar o acesso de todos ao acervo, sem as devidas “regras” de horários, limites, locais etc.

Sendo assim, a proposta não é de substituição, mas sim de integração do acervo físico e digital em um mesmo ambiente de conhecimento.

E quais as vantagens práticas de integrar isso?

São inúmeros os benefícios da integração do acervo físico e digital nas bibliotecas das instituições de ensino. E tal processo já é seguido no Brasil e no mundo inteiro.

Porém, para exemplificar melhor, destacamos abaixo algumas dessas vantagens práticas. Confira!

Transformação digital

O futuro da educação é digital e, sem dúvidas, esse é um caminho sem volta. Até as mais antigas e tradicionais IES do mundo estão se adaptando às tendências e às facilidades da tecnologia aplicadas ao ensino em todas as suas esferas.

Por isso, implementar uma biblioteca digital em sua instituição é um dos passos fundamentais dessa transformação. Além disso, inevitavelmente, as novas gerações demandam essa praticidade das ferramentas virtuais e não acompanhar este ritmo é fadar a IES ao obsoletismo. 

Funcionalidades inteligentes

O mundo moderno é extremamente dinâmico e as IES também precisam proporcionar agilidade e praticidade em seus modelos de ensino. A integração do acervo físico e digital atua justamente nesses fatores, no qual o usuário passa a ter acesso às obras de seu interesse no momento e local que ele precisa.

Na espera do metrô, em casa, no ônibus, na viagem de final de semana… em todas as inimagináveis possibilidades.

Fora isso, a tecnologia aplicada à biblioteca digital ainda agrega funções que o acervo físico não é capaz, como tradução simultânea, integração com outros canais de pesquisa, busca por palavras-chaves etc.

Acervo amplificado e dinâmica

Por fim, outra vantagem de integrar o acervo físico e digital na biblioteca de IES é a ampliação imediata e contínua das obras disponíveis aos seus leitores, sem necessariamente, precisar adquirir novos livros físicos, aumentar espaço de prateleiras etc.

A estrutura física de sua biblioteca passa a ser mais dinâmica, inteligente, atrativa e prática!

Enfim, essas são algumas das vantagens de integrar o acervo físico e digital nas bibliotecas das Instituições de Ensino e reforçar a ideia de um ensino híbrido, dinâmico, moderno, inteligente e muito mais versátil em um mesmo ambiente.

Gostou? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e amplifique esta ideia entre amigos, professores e IES.

Open chat
1
Alguma dúvida?
Olá!
posso te ajudar?
Powered by